Comunidade terapêutica

10/05/2013 09:59

A Comunidade Terapêutica – CT é um modelo residencial de tratamento da dependência química de drogas ou substâncias psicoativas (SPA) que utiliza como método a experiência de vida e de convivência em uma cultura saudável, organizada como uma micro-sociedade que provoca a participação e o envolvimento desta e nesta cultura.

Oferecer um ambiente seguro e acolhedor, que facilite a socialização e a busca por equilíbrio, faz parte da estratégia das comunidades terapêuticas voltadas ao tratamento de dependentes químicos. A transformação biopsicossocial e espiritual proporcionada envolve o aprendizado de novos valores, comportamentos, capacidades, hábitos e responsabilidades, de modo a fornecer os instrumentos necessários para a reinserção social. Essas dinâmicas e intervenções buscam incentivar o usuário a retomar a atividade profissional, relações familiares e o exercício da cidadania, além de ajudá-lo a construir um projeto de vida.

"O Objetivo Específico da CT é tratar o transtorno individual, ou seja, a desorganização do indivíduo em seus aspectos comportamentais, emocionais, de consciência, relacionais, familiares e profissionais. Porém, seu propósito final é o de proporcionar a transformação de estilos de vida buscando estilos saudáveis e auxiliar na construção de uma identidade cidadã." diz a psicóloga Laura Fracasso, gestora técnica das Comunidades Terapêuticas.

Sua estrutura (organização social), sua população (funcionários, residentes e voluntários) e sua rotina de atividades diária (grupos, reuniões, trabalho e recreação) são programadas e projetadas para facilitar o tratamento, a aprendizagem e a promoção das mudanças tendo como foco a pessoa por inteiro.

Na CT, o fim primordial da comunidade é manter a plena participação do indivíduo na comunidade, para que alcance suas próprias metas sociais e psicológicas de mudança de vida e de identidade.

Contato

COMUNIDADE RAINHA DA PAZ

resendeclaret@hotmail.com

Matriz Brasilia-DF
AC 300 bloco D lote 09 santa Maria - DistritoFederal


IGREJA CRISTÃ MENSAGEIRA
PATRIARCA DR. ISAÚ DOS SANTOS
SEDE NACIONAL BRASILIA -DF
CONTATOS: (31) 99176-3861



PROJETO SOBRIEDADE. PIRAÚBA-MG
MG 265 S/N CAMPO DOS FERREIRAS
Contato: (32)99941-7316

Casas de apoio em Igarapé, Nova Serrana, Ubá, Montes Claros, Betim, Manhuaçu, Santo Antonio de Padua, Conselheiro Lafaiete, Alto Paraiso de Goias e Brasilia-DF
PROJETO "ESPERANÇA NORDESTE"
Viçosa do Ceará - CE
Esperantina - PI

Pesquisar no site

© 2011 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode